domingo, 22 de março de 2009

BANDA LARGA - Extinção de secretaria não afetará projeto, diz secretário


O prazo de funcionamento da Secretaria de Estado Extraordinária de Tecnologia da Informação (Seti), que estava à frente do projeto que trás a internet banda larga ao Estado, expirou. Criada pelo falecido governador Ottomar Pinto, ainda não se sabe se haverá renovação, segundo a Folha apurou junto a assessores do governo.
Mas segundo o secretário de Gestão Estratégica, João Magalhães, a possível extinção da secretaria extraordinária não vai alterar as estratégias e planejamento do governo em relação a questão de trazer banda larga, assim como outros projetos que eram desenvolvidos.
“As negociações que estavam em andamento serão mantidas e continuadas, a critério do governador”, afirmou ele, informando que no programa Avança Roraima, um dos 10 itens é o projeto Roraima Digital, que passa pela solução da internet banda larga, levando também ao interior.
O Avança Roraima é um pacote de medidas de programas e ações estruturantes elencados pelo Governo do Estado para resolver a questão de regularização fundiária, federalização da Companhia Energética de Roraima (CER), educação, oferta de banda larga, melhoria de estradas e programas sociais, entre outros.
Segundo Magalhães, antes se ser transformada em secretaria, o Centro de Tecnologia da Informação já era vinculado à Segad. Inclusive ele esclareceu que o orçamento da Seti é todo oriundo da Segad. “Não existe orçamento próprio”, explicou.
Em matéria anterior da Folha, a previsão dada Seti era que os serviços da internet banda larga estivessem disponíveis para comercialização pela empresa OI até o dia 15 deste mês. Procurada para comentar o assunto, a assessoria de comunicação da operadora telefônica informou que a empresa não iria se pronunciar sobre o assunto.
SATÉLITE – O Ministério das Comunicações está preparando para este semestre a licitação de compra dos equipamentos do Projeto Cidades Digitais, para atender 160 municípios. Emenda da deputada federal Ângela Portela (PT) na ordem de R$ 3 milhões vão garantir a implantação nos 15 municípios de Roraima.
No ano passado a licitação chegou a ser anunciada, mas foi suspensa para que fosse realizada uma audiência pública para ouvir todas as empresas de telefonia fixa e os provedores de internet, para a análise do edital de licitação, que será publicado na sequência.
A licitação vai definir a empresa que implantará o Projeto Cidades Digitais nos 160 municípios brasileiros, inclusive os quinze de Roraima. De acordo com Ângela Portela, a prioridade é atender Boa Vista, devido à grande dificuldade das pessoas em acessar a Internet. (RL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário